"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida." - Sêneca, filósofo grego

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” – Paulo Freire, educador brasileiro

"[A educação] Não é a preparação para a vida, é a própria vida." – John Dewey, pedagogo estadunidense

 

Alfabetização na idade certa

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Programa de alfabetização  já é realidade em Tatuí 

Professores do município já notam os resultados do programa lançado em 2013

CARLOS BORGES

A formação realizada com os professores é mensal.
Os professores da cidade de Tatuí já estão praticando, em sala de aula, os ensinamentos adquiridos através do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O pacto é uma iniciativa do governo federal que visa à alfabetização completa de crianças até os oito anos de idade, através da capacitação dos professores, segundo informa Maria Lucia de Camargo, 61, coordenadora do programa no município.
Educadora há mais de 40 anos, ela ressalta que o pacto é um compromisso firmado entre o governo federal, estados e municípios e tem como principal objetivo alfabetizar alunos em língua portuguesa e matemática, nos três primeiros anos de ensino. “O PNAIC trouxe um espaço para pensar, dialogar, socializar, trocar ideias, mas principalmente refletir sobre a alfabetização e o letramento de nossas crianças”, afirma Maria Lucia. 
Ela destaca que o pacto, já esta rendendo os resultados esperados para a educação no município. Isso pode ser notado na melhoria das notas dos alunos, nas avaliações internas e externas. “A prática docente já sofreu mudanças no ano de 2013, demonstradas pelos bons resultados no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e Provinha Brasil (avaliações aplicadas aos alunos do ensino fundamental), além, é claro, das provas bimestrais”, ressalta.

SAIBA MAIS: O que é o Pacto?

Os professores também destacam os resultados que o pacto tem produzido dentro e fora da classe. “O PNAIC é importante, pois nos leva a trabalhar de acordo com a realidade de cada aluno, com atividades diversificadas, buscando atingir a todos, de acordo com o nível de aprendizagem em que se encontram”, relata Rosangela Machado, 42, professora há aproximadamente 15 anos. Segundo ela, o que torna o ensino mais agradável é o fato do programa envolver assuntos do cotidiano do aluno.
Cristina em um momento de descontração durante a formação.
Da mesma forma, a professora Cristina Pereira, 43, acredita que esse seja o fator que favoreceu muito a aprendizagem dos alunos. “Com certeza, as crianças no final de cada atividade, ou etapa do projeto, já demonstram um avanço, seja na leitura ou através da escrita, por se tratar de atividades prazerosas, acredito que a aceitação é bem mais fácil”, avalia. 
O programa visa, também, o aperfeiçoamento dos professores, que participam de uma formação continuada. “Os encontros acontecem uma vez por mês entre os professores e a coordenação local. Eles recebem uma bolsa de duzentos reais para participar da formação, que é paga conforme a frequência no curso”, informa a coordenadora Maria Lúcia.
Para a professora Cristiane Freitas, 40, o curso auxilia o alfabetizador no método de ensino e na vida profissional. “O PNAIC contribuiu para promover a reflexão e auto-avaliação do professor. Através do aperfeiçoamento, assimilamos novas práticas de ensino, trazendo ideias inovadoras que abrem novos caminhos para aprendizagem”, afirma
Em relação ao pacto, a coordenadora Maria Lucia destaca a importância dele para os alunos e os professores envolvidos. “Ele veio ajudar o educador a dinamizar sua aula, a ter um olhar diferenciado para todas as crianças, com dificuldades ou não, tendo a certeza de que todas aprendem”, conclui.

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