"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida." - Sêneca, filósofo grego

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” – Paulo Freire, educador brasileiro

"[A educação] Não é a preparação para a vida, é a própria vida." – John Dewey, pedagogo estadunidense

 

A Educação e o homem

domingo, 10 de maio de 2015

A Educação auxilia na formação do ser humano

Com aprendizado da escola à universidade, somados aos valores familiares, o ser e o saber se fundem para formar o individuo

CARLOS BORGES

A escola é o complemento para a formação do ser humano 
A Educação é uma das bases da formação de toda pessoa, em sua vida profissional e pessoal. Essa é a opinião de Cristiane Freitas, professora do Ensino Fundamental há mais de vinte anos. Para ela, a educação como forma de ensino recebida na escola é um complemento, porém não é tudo. (A professora, nesse momento, suspira e pensa por um instante antes de responder). “O que as pessoas recebem na escola, pode ajudá-las durante a vida, mas um conjunto de outros fatores vai auxiliar sua formação. A família e o interesse pelo saber são algumas delas”, aponta.

O professor universitário Benedito Aparecido Cirino ressalta que a Educação é fundamental para o individuo. “Ela é o pressuposto básico para a formação do ser humano. O homem não nasce pronto, precisa ser formado”, afirma.

Para Benedito, a Educação é dividida em níveis e tipos. “Os tipos seriam a educação informal, aquela que recebemos em casa e a educação formal, que aprendemos na escola. Já os níveis são o básico, médio e superior”, explica.

Para ele, a educação formal mesma fragmentada deveria ser ininterrupta. “O ensino é um processo contínuo e não se separa completamente da informal”, avalia.

A professora Cristina Campos concorda com o professor Benedito, e por isso é preciso ter cuidados na hora de ensinar. “Todos nós recebemos na educação informal, valores familiares, e cabe a escola transferir conhecimento respeitando a subjetividade de cada um”, acentua.

Cristina, que também é formada em psicologia, afirma que o professor não pode impor o saber aos alunos, e sim transformá-los em indivíduos que saibam refletir, e agir de maneira crítica e atuante.

Para o professor Benedito, que também é doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba, esse assunto é complexo e é necessário um estudo mais extenso. “Na “Paidéia” grega, livro que aborda o tema Educação, verificamos uma construção histórica dos projetos de educação, apresentados em um tempo e espaço do sujeito”, indaga.  
Na opinião do professor, nos dois últimos séculos ocorreram à fragmentação da Educação priorizando o ensino, e isso se tornou um problema. “Se o foco fica apenas no ensino perdem-se outras dimensões, principalmente o de formar o ser humano, que é algo fundamental na Educação”, afirma.
Paulo Freire educador e filosofo brasileiro (1921-1977)

Segundo ele, com a Educação o ser humano apreende, ou seja, assimila para vida toda. Já no ensino ele apenas aprende para resolver algo imediatamente. “Para fazer uma prova, quando termina, não se tem mais compromisso com aquilo que aprendeu”, exemplifica.

Benedito, que tem como referência o educador Paulo Freire, afirma que é preciso priorizar a formação de sujeitos, se não vai formar apenas objetos. “Para formar profissionais se prioriza o ensino, para formar seres humanos prioriza as subjetividades. Assim, não tem mais professor e aluno e sim, educador e educando. Uma relação bem diferente”, conclui.

(Foto: Carlos Borges)

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