Educação brasileira é tecnicista e diferente
entre as classes sociais, dizem pesquisadores que organizam livro
Com lançamento marcado
para este mês, obra traz modelos de ensino de diversas épocas e conceitos
pedagógicos de pensadores como Sócrates e Santo Agostinho
"É claro que entendemos que os tempos mudaram, mas até
que ponto a escola mudou, uma vez que suas práticas e discursos ainda estão
centrados numa educação por repetição e a criatividade é reduzida ao
desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes previstas?". A pergunta, retórica, é feita por Paulo Gomes Lima, que ao lado de Sílvio Cesar Marques,
ambos pesquisadores e professores do Campus Sorocaba da UFSCar, organizam o
segundo volume do livro "Fundamentos da Educação - Recortes e
Discussões".
O objetivo central do livro é exatamente este: trazer à luz o conhecimento
historicamente produzido para que se possa refletir e problematizar as matrizes
das tendências pedagógicas atuais do cotidiano escolar, por vezes sequer identificadas
como provenientes de discursos, ideologias e visões de mundo.
Paulo acredita que no Brasil, por exemplo, ao contrário do que é anunciado
e pregam os documentos oficiais, a escola ainda é "predominantemente
tradicional, com traços de tecnicismo entre saberes e fazeres". Por um ensino tecnicista pode-se compreender, em resumo, aquele que é dirigido à transmissão de conhecimentos
redutíveis à lógica operacional, identificados com a eficiência de mercado. Mais preocupado em transmitir habilidades utilitaristas, técnicas, do que com o florescimento de uma intelectualidade reflexiva e a valorização da subjetividade dos alunos.
Silvio Marques concorda que a educação brasileira, adepta de um
discurso progressista, segundo ele, é baseada num modelo "tecnicista
mesclado com maneiras tradicionais". E mais: estruturalmente, ela
estaria dividida entre uma escola direcionada à classe hegemônica - os ricos - e outra à
população, digamos, menos abastada.
Dentro desse panorama, Silvio também levanta uma questão que,
em algum grau, é subjacente ao conteúdo do livro: "Que sociedade desejamos
para a ruptura com a injustiça social e, consequentemente, para fazer valer a
universalização e educação de qualidade para todos, sem dualismos?"
Das cavernas ao diploma
Uma organização didática e pluralista sobre vertentes do
pensamento e práticas pedagógicas usadas ao longo do tempo histórico - desde os
povos primitivos até a Idade Média - foi o trabalho empreendido pelos
professores Silvio e Paulo que resultou na publicação recente do segundo volume
do livro "Fundamentos da Educação - Recortes e Discussões".
Na
obra, com 22 capítulos em 394 páginas, há a participação autoral de
pesquisadores, pós-graduandos e docentes da UFSCar e de outras universidades.
Dentre os capítulos encontram-se, para citar alguns exemplos, a educação hindu,
egípcia, heroica (Odisséia e Ilíada) e cívica (Esparta e Atenas), além do
pensamento sobre educação de pensadores do porte de Santo Agostinho, Platão e
Sócrates. O trajeto se encerra no surgimento das universidades, já durante a
Idade Média.
"A preocupação do livro e dos próximos volumes que
virão, em número aproximado de dez, tem como objetivo contextualizar, se não
todas, algumas contribuições significativas e recorrentes, quer cronológicas ou
não, dos fundamentos da educação, possibilitando o a dimensão da
descoberta, da crítica na área e, principalmente, a formação de um olhar
crítico-reflexivo", avalia Paulo Lima.
O
evento de lançamento está previsto para acontecer no dia 20 de maio, às 19
horas, no auditório do edifício ATLab do Campus Sorocaba da UFSCar, localizado
no Km 110 da Rod. João Leme dos Santos, estrada que liga Sorocaba à Salto de
Pirapora.
Na ocasião também haverá a segunda edição de uma mesa-redonda
cujo tema é "Educação de jovens e adultos para além dos muros da
escola", com a participação de docentes do Departamento de Ciências
Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar e convidados. O livro "Fundamentos da
Educação - Recortes e Discussões, Volume 2" pode ser adquirido no site da Editora Paco.
0 comentários:
Postar um comentário