"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida." - Sêneca, filósofo grego

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” – Paulo Freire, educador brasileiro

"[A educação] Não é a preparação para a vida, é a própria vida." – John Dewey, pedagogo estadunidense

 

Legados e tendências

domingo, 3 de maio de 2015

Educação brasileira é tecnicista e diferente entre as classes sociais, dizem pesquisadores que organizam livro

Com lançamento marcado para este mês, obra traz modelos de ensino de diversas épocas e conceitos pedagógicos de pensadores como Sócrates e Santo Agostinho

"É claro que entendemos que os tempos mudaram, mas até que ponto a escola mudou, uma vez que suas práticas e discursos ainda estão centrados numa educação por repetição e a criatividade é reduzida ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes previstas?". A pergunta, retórica, é feita por Paulo Gomes Lima, que ao lado de Sílvio Cesar Marques, ambos pesquisadores e professores do Campus Sorocaba da UFSCar, organizam o segundo volume do livro "Fundamentos da Educação - Recortes e Discussões".
 
O objetivo central do livro é exatamente este: trazer à luz o conhecimento historicamente produzido para que se possa refletir e problematizar as matrizes das tendências pedagógicas atuais do cotidiano escolar, por vezes sequer identificadas como provenientes de discursos, ideologias e visões de mundo. 

Paulo acredita que no Brasil, por exemplo, ao contrário do que é anunciado e pregam os documentos oficiais, a escola ainda é "predominantemente tradicional, com traços de tecnicismo entre saberes e fazeres".  Por um ensino tecnicista pode-se compreender, em resumo, aquele que é dirigido à transmissão de conhecimentos redutíveis à lógica operacional, identificados com a eficiência de mercado. Mais preocupado em transmitir habilidades utilitaristas, técnicas, do que com o florescimento de uma intelectualidade reflexiva e a valorização da subjetividade dos alunos.

Silvio Marques concorda que a educação brasileira, adepta de um discurso progressista, segundo ele, é baseada num modelo "tecnicista mesclado com maneiras tradicionais". E mais: estruturalmente, ela estaria dividida entre uma escola direcionada à classe hegemônica - os ricos - e outra à população, digamos, menos abastada.

Dentro desse panorama, Silvio também levanta uma questão que, em algum grau, é subjacente ao conteúdo do livro: "Que sociedade desejamos para a ruptura com a injustiça social e, consequentemente, para fazer valer a universalização e educação de qualidade para todos, sem dualismos?"

Das cavernas ao diploma

Uma organização didática e pluralista sobre vertentes do pensamento e práticas pedagógicas usadas ao longo do tempo histórico - desde os povos primitivos até a Idade Média - foi o trabalho empreendido pelos professores Silvio e Paulo que resultou na publicação recente do segundo volume do livro "Fundamentos da Educação - Recortes e Discussões". 

Na obra, com 22 capítulos em 394 páginas, há a participação autoral de pesquisadores, pós-graduandos e docentes da UFSCar e de outras universidades. Dentre os capítulos encontram-se, para citar alguns exemplos, a educação hindu, egípcia, heroica (Odisséia e Ilíada) e cívica (Esparta e Atenas), além do pensamento sobre educação de pensadores do porte de Santo Agostinho, Platão e Sócrates. O trajeto se encerra no surgimento das universidades, já durante a Idade Média.




"A preocupação do livro e dos próximos volumes que virão, em número aproximado de dez, tem como objetivo contextualizar, se não todas, algumas contribuições significativas e recorrentes, quer cronológicas ou não, dos fundamentos da educação, possibilitando o  a dimensão da descoberta, da crítica na área e, principalmente, a formação de um olhar crítico-reflexivo", avalia Paulo Lima. 

O evento de lançamento está previsto para acontecer no dia 20 de maio, às 19 horas, no auditório do edifício ATLab do Campus Sorocaba da UFSCar, localizado no Km 110 da Rod. João Leme dos Santos, estrada que liga Sorocaba à Salto de Pirapora. 

Na ocasião também haverá a segunda edição de uma mesa-redonda cujo tema é "Educação de jovens e adultos para além dos muros da escola", com a participação de docentes do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar e convidados. O livro "Fundamentos da Educação - Recortes e Discussões, Volume 2" pode ser adquirido no site da Editora Paco.



(Reportagem de Lucas Montenegro)

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