"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida." - Sêneca, filósofo grego

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” – Paulo Freire, educador brasileiro

"[A educação] Não é a preparação para a vida, é a própria vida." – John Dewey, pedagogo estadunidense

 

Inclusão no ensino superior

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Libras é incluída no curso
de jornalismo de Sorocaba

Uniso será a primeira universidade do Brasil a incluir a disciplina na grade do curso

CARLOS BORGES

Universidade é a pioneira no oferecimento da disciplina.
O curso de jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) passa a ter em sua grade curricular a disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
A proposta de inclusão foi feita por um dos professores, informa Andrea Sanhudo Torres, coordenadora do curso de Jornalismo da Uniso. “Tínhamos que fazer uma adequação na matriz do curso para 2015, e incluir dois idiomas, preferencialmente, inglês e espanhol. Por isso, em discussão com o colegiado, o professor José Raul sugeriu a inclusão de Libras”, afirma.
Segundo Andrea a proposta foi pensada justamente, pelo caráter de universidade comunitária que faz parte a instituição, em todos os projetos de inclusão social e pelo fato do jornalismo ser uma área que tem que atingir a todos os públicos. “Saber lidar com a pluralidade, e a diversidade é o papel essencial para a formação do jornalista”, salienta.
A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu), em novembro do ano passado, depois de muita insistência por parte do colegiado. A partir de então, Libras, que antes era optativa, passa a fazer como parte fixa da matriz curricular do curso de Jornalismo, juntamente com inglês e espanhol. “Estamos criando um diferencial, o primeiro curso no Brasil a oferecer Libras como disciplina obrigatória. Assim, todo o aluno que entrar a partir de 2015 e quiser concluir o curso terá obrigatoriamente que cumprir dois créditos ou quarenta horas/aulas em Libras”, completa Andrea.
A coordenadora informou ainda, que quem está com a grade em andamento pode optar por cursar a disciplina.
Andrea afirma que embora seja pioneira, a intenção da Uniso, não é ser modelo para outras universidades, mas sim cumprir seu papel com a sociedade e fortalecer a formação do aluno, mas ficará feliz se isso acontecer. “A intenção não é essa, mas se isso for uma influência positiva para outras instituições, que seja”, conclui.
Aula de Libras da professora Maria Angela
Para Maria Angela Oliveira, professora universitária e especialista em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e educação para surdos, a disciplina de Libras deveria ser incluída nas escolas desde a Educação Infantil. Como isso está longe de acontecer, o idioma deveria, segundo ela, ser incluído em todos os cursos de graduação superior. “Através do ensino de Libras pode-se compreender a importância de assegurar aos surdos o acesso a comunicação, a informação e à educação, bem como, a sua efetiva integração na sociedade”, sintetiza.
A grande dificuldade de aprender a língua, segundo a especialista, é a falta de prática e não basta simplesmente conhecer os sinais. “É necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-as em frases”, salienta.
Para Maria Ângela, Libras é a língua materna dos surdos e é muito importante aprendê-la para poder se comunicar com eles. “Se o jornalista souber o básico sobre a língua, o surdo vai se sentir mais a vontade para dar a sua opinião”, conclui.O ensino de Libras será oferecido no quarto semestre do curso, portanto os novos alunos vão começar a aprender a nova disciplina, somente a partir de agosto de 2016.

0 comentários:

Postar um comentário