"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida." - Sêneca, filósofo grego

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” – Paulo Freire, educador brasileiro

"[A educação] Não é a preparação para a vida, é a própria vida." – John Dewey, pedagogo estadunidense

 

Educação e cidadania

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ações de responsabilidade social

movimentam escolas públicas de Tatuí

Alunos dão exemplo de cidadania em passeata e arrecadação de alimentos

Carlos Borges

          Os alunos de escolas públicas da cidade de Tatuí estão cada vez mais envolvidos em ações de responsabilidade social no município.
A mobilização, sempre presente, começou a ficar mais evidente na campanha de arrecadação de água para cidade de Itu, que passava por uma grave crise hídrica, no final do ano passado.
Esse ano dois atos estão movimentando o alunado de ensino fundamental da cidade.
Exposição de cartazes produzidos pelos alunos
O primeiro foi uma campanha de combate à dengue, que começou com palestras realizadas nas escolas, culminando em uma passeata realizada pelos alunos.
Esse tema, segundo a professora Cíntia Loretti, é trabalhado em sala de aula de uma forma constante. “Eles aprendem como evitar a proliferação do mosquito, quais são os sintomas e a forma de contágio”.
Cíntia também afirma que embora seja algo que é relacionado a ciência, a dengue pode ser envolvida em outras áreas. “É uma matéria interdisciplinar, pois posso trabalhar com os alunos em língua portuguesa, geografia etc”. 
Segundo a professora, o assunto que já faz parte da rotina das aulas foi aperfeiçoado com as palestras organizadas pela secretaria da Saúde e terminou com uma passeata realizada no último dia 24 de março. “Foi a finalização de tudo isso. 
Palestra aos alunos realizado por Rosana da secretária da Saúde
Os alunos puderam passar para as pessoas tudo o que aprenderam sobre a dengue, e o quanto ela é ruim”, completa Cíntia.
Os alunos ficaram empolgados com a proposta da passeata. É o caso de Vitor Vieira, aluno de quinto ano do ensino fundamental. “É muito criativo”, salienta. Toda essa conscientização pode ser notada dentro de sua própria casa. “Eu peço para meus pais e avós tomarem cuidado com pneus, garrafas viradas para cima e a caixa d’água aberta. E eles que já sabiam dos perigos estão colaborando mais ainda”, ressalta.
Os pais também aprovam a iniciativa. “Eles passam a cobrar mais sobre as atitudes que devem ser tomadas a respeito da dengue. E isso vindo de uma criança é muito lindo”, completa Edilene Vieira, mãe de Vitor.
A "Passeata contra a Dengue" finaliza o projeto.
O projeto realizado nas escolas teve saldo positivo, afirma Rosana Lopes do grupo de combate a dengue na cidade. Para ela, as crianças possuem uma preocupação muito grande em relação a dengue e transmitem aos adultos. “A escola é um ambiente multiplicador. As crianças transmitem as pessoas tudo, com responsabilidade e consciência”, conclui Rosana, que trabalha diretamente nas escolas ministrando palestras.
.


Santa Casa de Misericórdia

A segunda ação que envolve os alunos da rede pública de ensino é uma arrecadação de alimentos para a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. A Entidade passa por uma crise financeira que está mobilizando a cidade.
Dessa maneira, mais uma vez a crianças estão dando exemplo de cidadania. Sensibilizados com a atual situação da Santa Casa, cada escola se comprometeu a arrecadar alimentos para doar à instituição. A campanha que está em andamento tem obtido resultado positivo.
A arrecadação vai até 10 de abril, e além dos alunos, qualquer pessoa pode fazer sua doação: basta entregá-la em uma escola municipal.
Ao final da campanha os alimentos recolhidos vão ser entregues pelos próprios alunos à Santa Casa.
 Escola Eugenio Santos responsável pela arrecadação de bolachas.

Informações dos endereços das escolas podem ser obtidos na secretaria da Educação do município, localizada na Praça da Bandeira, 65, no Centro, ou pelo telefone (15) 3251-5848.

0 comentários:

Postar um comentário