"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida." - Sêneca, filósofo grego

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” – Paulo Freire, educador brasileiro

"[A educação] Não é a preparação para a vida, é a própria vida." – John Dewey, pedagogo estadunidense

 

Tecnologia na escola

quinta-feira, 12 de março de 2015

A tecnologia, cada vez mais comum nas
 Escolas Públicas, auxilia na aprendizagem
Os professores precisam dominar as diversas ferramentas tecnológicas existentes para dar aula

Carlos Borges


Professora Elaine na sala de informática. Ensino com computador é algo comum.
A tecnologia aplicada em sala de aula ajuda na evolução intelectual e social dos alunos, pois ela permite a busca por assuntos diversos, de forma simples e eficaz, afirma a coordenadora pedagógica Andréia Veiga. “Da soma dela com o conteúdo, nascem oportunidades de ensino e consequentemente avanço na aprendizagem”, ressalta.
        Andréia trabalha em uma escola municipal em Tatuí, cidade localizada a cerca de 50 quilômetros de Sorocaba. O uso de ferramentas tecnológicas no ensino fundamental é algo comum dentro das salas de aulas do município.
Professores e alunos já estão habituados com a tecnologia da informação no auxilio a educação, implantado nas escolas municipais há mais de seis anos. Um exemplo disso são as lousas digitais. Elas são umas espécies de monitores de computador com o tamanho aproximado de 60 polegadas, e que permitem a interação, através do toque.
Os conteúdos das aulas são preparados pelos professores em notebooks pessoais ou em computadores da própria escola e depois reproduzidas aos alunos, através das lousas digitais.
Os docentes também dispõem de tablets fornecidos pela Prefeitura para auxiliar no planejamento das aulas.
“É mais um ponto positivo para a educação, onde as aulas ficam mais atrativas e motivadoras para os alunos”, afirma a professora Elaine Cristina de Almeida, que além de dar aulas no ensino fundamental, também é professora de informática educacional na escola municipal Eugenio Santos. Para ela, a tecnologia ajuda os alunos a aprenderem de maneira lúdica, diferente da tradicional, através de imagens, sons, brincadeiras, jogos etc. “É mais divertido e com certeza, o alunos têm melhor aprendizado”, afirma.

MAIS: TECNOLOGIA E ALFABETIZAÇÃO

    Segundo Elaine toda essa tecnologia tornou até o planejamento das aulas mais fácil e ágil. “Fica tudo guardado em uma pasta no computador. As aulas ficam bem enriquecidas e possibilita a troca de experiências entre os educadores”, completa.
     Com toda essa modernidade a educadora tem uma certa preocupação com o efeito contrário de tudo isso, como erros de ortografia as abreviações, e ressalta a importância do educador nesse momento. “O mediador tem uma importante tarefa, pois o acesso ficou tão fácil, que muitos alunos não se preocupam em pesquisar o conteúdo, então cabe ao professor incentivá-los a conhecer o assunto abordado, promovendo debates e prezando pela forma certa de escrever”, conclui Elaine.
    Os alunos também aprovam o ensino de forma informatizada. Eles acham que isso os ajuda até mesmo nas avaliações: “As aulas de informática são muito boas. Muitas vezes aprendemos brincando, nas últimas aulas fizemos atividades do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, aplicado a alunos de 3º e 5º Anos do ensino fundamental) e isso nos ajuda a estudar”, assegura Gustavo Camargo, nove anos, aluno do 3º terceiro ano do ensino fundamental.
   Para a coordenadora Andréia, professora há mais de 20 anos, houve um grande avanço no ensino fundamental com o emprego de ferramentas tecnológicas, mas alerta para as facilidades que elas oferecem. “Assim como os pais em casa, os professores também precisam ficar atentos. Elas aumentam a motivação e o interesse dos alunos, porém, o uso requer uma atenção maior, pois há tendência do aluno se dispersar por conta da diversidade de assuntos, mas com certeza há mais prós que contras”, conclui.

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